Cinco dicas para viver com mais alegria

É hoje o dia, da alegria…
E a tristeza, nem pode pensar em chegar…

Semana de carnaval… Dias de folia, músicas animadas, festas, cores, brilhos e muita diversão…  Neste ritmo, o texto de hoje vem trazer cinco dicas para que a gente possa viver com mais alegria, não apenas na semana do carnaval, mas em todos os dias do ano!

Que a alegria seja verdadeira, genuína, não apenas a alegria extrovertida que dá gargalhadas libertadoras, mas também a alegria introvertida, o riso interior e inabalável, que independe dos acontecimentos exteriores.

Que a alegria de bem viver transborde em bons sentimentos, pensamentos e ações!

Dica 1: Viva a sua criança
Independente da idade, todos temos uma criança interior. A nossa essência de alegria, bondade, inocência e magia, vêm da criança que fomos um dia. Lembre-se do que a sua criança gostava de brincar. Bonecas? Carrinho? Casinha? Pega-pega? Esconde-esconde? Desenhar? Joguinhos? Resgate a sua criança interior, traga a memória mais bela da sua infância. Brinque com uma criança, observe como elas são livres e espontâneas. Resgate a leveza, deixe a pré-ocupação de lado e viva o presente da presença autêntica no aqui-agora.

Dica 2: Faça arte
Dance, cante, pinte, desenhe, borde, cole, recorte, escreva, modele, enfim… Viva a sua criatividade! Crie, recrie, invente e expresse o seu potencial criativo. Com materiais artísticos diversos, explore novas possibilidades expressivas.  Aprenda a tocar um instrumento musical ou aprecie uma obra de arte. Assista a uma peça de teatro ou aprenda a dramatizar. Escolha o que te agrada, sem se preocupar com os resultados: viva o prazer do processo. Você não é novo demais nem velho demais para aprender qualquer coisa que te motive. A hora é agora, o dia é hoje! Mãos a obra, fazer da vida a sua maior obra de arte!

Dica 3: Mexa-se, remexa-se
Já sabemos de muitas pesquisas que indicam que a atividade física aumenta a serotonina, que é responsável pela sensação prazerosa de bem estar. Movimento exterior gera movimento interior… Deixe a preguiça de lado e escolha a sua atividade: caminhada, yoga, dança, pilates, corrida, esportes radicais, natação, futebol… Escolha o que pode te trazer bem estar físico, espiritual e emocional. Levante o astral, pule, remexa-se, sacode a poeira para movimentar a sua vida na direção da saúde, do bem estar e da felicidade!!!

Dica 4: Sorria, alegria, sorria!
Sorrir faz bem para o corpo e para a alma. O sorriso é a curva mais bela que temos no corpo e a expressão especialmente genuína da alegria da alma.
Sorria antes – ao esbarrar com alguém, na rua, no elevador, no trabalho ou em casa, abra um grande e amável sorriso. Não espere que o outro tome a iniciativa, nem se preocupe se o sorriso será devolvido, o seu já está garantido! Sorria com a boca, com os olhos, com o corpo inteiro. Compartilhe o seu sorriso com todos a sua volta… Inclusive com o espelho: Sorria para si mesmo, sorria para a vida… E a vida sorrirá para você!

Dica 5: Compartilhe alegria
Não propague más notícias, não incentive a reclamação, não alimente a fofoca nem sintonize com a sofrida vitimização. Escolha a alegria, o sorriso bondoso, o abraço afetuoso, a boa notícia, a gratidão, o elogio sincero e a motivação entusiasmada! Compartilhe coisas boas, que acrescentam, elevam e inspiram o ser humano a ser melhor. Sintonize a alegria e vibre na sintonia do amor.

E quando a tristeza, o mau humor e a reclamação bater a porta? Reconheça, acolha e transforme em algo mais belo, útil e verdadeiro. Mesmo triste, sorria. Mesmo mal humorado, veja o lado positivo, mesmo reclamando, agradeça… Até que a nuvem negra jorrará lágrimas do céu… Que fecundarão a semente da alegria, para florescer a felicidade no jardim da vida!

Por Gabriele Ribas, psicoterapeuta e coach

2 comentários

  • Adorei !!! Adorei !!! Adorei !!! Simplismente ..posso dizer isso .. faço psicologia á apenas 2 semestres ..mais fiquei muito feliz ..e descobri,q realmente é isso q eu quero ..Vi isso c vc !!! Gratidão ..muito .muito obrigada!! Vc é maravilhosa… quero cada dia aprender mais c vc !! Obrigada, mil vezes .. fez .eu dia mais feliz !!

    • Que lindo, Mari, gratidão imensa pelas suas doces palavras. Seja sempre muito bem vinda por aqui!!!! Com carinho, Gabi

Tem algo a dizer? Deixe seu comentário