Dicas para dormir melhor – Parte 1

Crie o seu ritual de boa noite

Um sono saudável é um dos pilares essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar integral. Como é o seu sono? Como você se prepara para dormir? Você adormece com facilidade? Mantém o sono durante a noite? Acorda disposto?

Para quem já viveu noites de insônia, sabe que a privação do sono reduz a capacidade de concentração, memória e atenção.  Ficar sem dormir é fator de risco para diversos problemas psicológicos e físicos. A privação do sono diminui a resistência a infecções, portanto, predispõe a doenças. A dificuldade para dormir pode ser tanto um sintoma quanto a causa da ansiedade, levando ao círculo vicioso: Estou ansioso, não consigo dormir. Não dormi bem, e fico ansioso.

O sono da beleza

O sono com qualidade e na quantidade suficiente harmoniza o sistema nervoso, equilibra o sistema circulatório, previne o envelhecimento precoce, descansa os músculos, regenera a pele, fortalece o sistema imunológico, entre outros tantos benefícios vitais para a beleza interior e exterior.

Que tal fazer da noite um momento de prazer, reconexão, harmonização e centramento para recarregar as suas energias para o próximo dia?

Abaixo compartilho algumas dicas para inspirar uma boa noite:

1.    ESCREVA ANTES DE DORMIR

Tenha um diário terapêutico para fazer o balanço do dia. Pergunte-se: O que aconteceu hoje? Como eu me senti? O que aprendi? Muitas vezes, a dificuldade em pegar no sono pode ser porque o dia anterior não foi “resolvido”. Escrever sobre o seu dia é uma forma de integrá-lo na sua consciência, e assim poder desapegar do que passou, para poder se abrir ao que está por vir.

2.  FAÇA UM JANTAR LEVE

Procure uma alimentação saudável e balanceada, ao menos duas ou três horas antes de dormir. Comer menos à noite traz mais leveza, e fica mais fácil descansar e dormir.

3.  NUTRA A SUA ESPIRITUALIDADE

Aproveite o recolhimento da noite para nutrir a sua espiritualidade. Oração, meditação, visualização criativa e agradecimento são algumas formas de conectar-se com o transcendente.

4.  CONHEÇA SONÍFEROS NATURAIS

Para criar um momento aconchegante e relaxante, experimente beber chá de camomila ou melissa antes de dormir. Outra dica especial é o óleo essencial de Lavanda, que é levemente sedativo: bastam duas gotinhas embaixo do travesseiro para que o aroma induza sonolência e relaxamento.

5.  OUÇA MÚSICAS TRANQUILAS

Escolha músicas relaxantes, sons da natureza ou mantras para criar um momento de paz e harmonia. Para ampliar as potencialidades terapêuticas da música, preste atenção no corpo, respire profundamente e procure relaxar ao som harmonioso que você escolheu.

6.  FAÇA ESCALDA-PÉS

Numa bacia com água quente, mergulhe os seus pés confortavelmente. O escalda-pés é uma prática antiga; tem efeito relaxante, melhora a circulação sanguínea, traz bem estar para o corpo e relaxa a mente.

7.  TOME UM BANHO QUENTE

O calor induz o relaxamento. Experimente tomar banho com os olhos fechados, aguçando seus sentidos do olfato, audição e tato, perceba a água escorrendo e levando embora as tensões do dia. Crie um momento especial de autocuidado e bem estar integral .

Gabriele Ribas
Psicoterapeuta & Coach
cadernodagabi@gmail.com

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