Meditar escrevendo

Meditar é estar no presente.

Para Osho, meditar é uma aventura rumo ao desconhecido, a maior aventura que a mente humana é capaz de empreender.

Meditar é simplesmente… SER…

Há inúmeras técnicas para alcançar o estado meditativo. Na meditação, você se torna o observador: os pensamentos vêm e vão, e você continua presente, centrado, em harmonia silenciosa e pacífica.

Meditar é encontrar a paz, é vibrar serenidade e descansar no fluxo da vida. É ter um tempo só seu. É ter todo o tempo do mundo. É perder a noção do tempo, é fluxo. É estar centrado. É reconhecer o seu centro calmo e silencioso.

O segredo da meditação é tornar-se o observador. Logo, a meditação não é contrária à ação, mas implica uma nova maneira de ser e agir. Você se torna o centro do ciclone, diz Osho. Meditar é prestar atenção, é percepção.

Preste atenção no seu corpo, no seu movimento, nos seus pensamentos.

Observar é meditação. O objeto da atenção pode ser variado: respiração, mandala, natureza, vela ou palavra.

Sim, é também é possível meditar escrevendo. Na prática de escrever livremente, você transporta os pensamentos para o papel. Cada pensamento é materializado e visualizado na escrita. Você simplesmente passa por eles. É como “amarrar a mente na caneta”, diz a escritora Natalie Goldberg. Para a autora, os pensamentos passam a ser como um riacho que corre ligeiro, enquanto você permanece ali sentado.
Dessa maneira, escrever espontaneamente pode ser um caminho para alcançar a quietude interior, tal qual as diversas técnicas de meditação. Escrever pode ser uma prática zen profunda. É um caminho criativo para encontrar-se.

Meditar escrevendo é um convite para desvendar a mente humana. É uma aventura interior de autodescoberta e despertar. Como diz Goldberg, ao entrar em contato com a sua mente, você passa a ser você mesmo e se liberta.

A meditação é a arte da presença. É o encontro com o eu verdadeiro, é o despertar da essência. Assim sendo, a escrita autêntica pode ser uma bela prática integrativa para o autoconhecimento criativo e o desenvolvimento pessoal como um todo.

Quer escrever com mais criatividade e autenticidade?
Participe do ESCREVA-SE: Oficina On-line de Escrita Autêntica
Inscrições: cadernodagabi@gmail.com

Com carinho,

Gabi

2 comentários

  • Gabi, que gracinha seu trabalho!
    muito feliz de ter encontrado um conteúdo tão legal e esclarecedor assim…
    Parabéns!

  • Obrigada Brunna, seja sempre muito bem vinda!!!! 🙂

Tem algo a dizer? Deixe seu comentário