O antídoto da irritação

Todo mundo já deve ter tido um dia mal-humorado, em que se sentiu irritado e tudo parecia dar errado. Dia assim, meio nublado, em que tudo incomoda e parece difícil sair dessa sintonia.

O carro quebra, você está atrasado, derrubam café na sua camiseta, cortam a sua frente no trânsito, você estraga a unha que acabou de pintar, acorda com o barulho da furadeira do vizinho que está em reforma…
Ou então… Simplesmente você se irrita com alguém: com o namorado, por algo que ele fez… Ou com o marido, por algo que ele deixou de fazer. Talvez você esteja se aborrecendo consigo mesmo, e nesses dias o mundo parece uma bola cinza.

Mas então… Haveria um antídoto para a irritação? Uma fórmula para curar as reclamações? Um remédio para curar o mau humor?

Sim! (Ufa…)

Conta um sábio  antigo que o grande antídoto da irritação e de outros males é a GRATIDÃO. A gratidão tem o poder de transformar a tristeza em alegria. Transmutar o pensamento negativo em positivo. Troca o mau humor pelo melhor estado de espírito possível.

O segredo é se focar nas coisas boas da sua vida. Perceber, observar, reconhecer e agradecer todas as dádivas que a vida te oferece, mesmo que sejam oportunidades disfarçadas de desafios.

O mundo está cheio de graças e bênçãos. Muitas vezes estamos tão ocupados com pequenos problemas que nos esquecemos de trazer um olhar mais amplo na situação. Já está tudo ali. Basta ver.

Afinal, o carro bateu, mas você está bem. Você pode trocar a camiseta suja. Pode retocar o esmalte. E o barulho é um despertador… É hora de acordar! Despertar e ver que a reforma é passageira e o prédio vai ficar lindo. Despertar para fazer uma reforma íntima. A sua mudança começa dentro de você! Quando você muda, o mundo se transforma!

Da próxima vez que bater o desânimo ou a irritação, lembre-se de olhar a sua volta e encontrar motivos para agradecer, e não para reclamar. Reforce o lado positivo assim o negativo logo vai desaparecer. Resolva o que precisar, criativamente. Permita-se transbordar-se de gratidão. E sorria sempre, pois assim a vida fica muito mais bela, não é mesmo?
Gabriele de Oliveira Ribas

Mestra em Saúde; Psicoterapeuta e Coach;

Especialista em Arteterapia e Psicologia Transpessoal.

Contato: cadernodagabi@gmail.com

4 comentários

  • Muito bacana este blog, sou psicóloga e estou adorando a dinamica de funcionamento do seu trabalho, além de dar ótimas dicas de trabalho!!!!Sucesso Gabi

    • Que ótimo que está gostando! Seja sempre muito bem vinda!!!!Obrigada pela mensagem!

  • Minha primeira visita, espero me aproximar cd vez mais dessa psicóloga que me chamaou bastante atenção, espero poder aprender mais e, quem sabe, algum curso e trocas

    • Querida, seja muito bem vinda! Alegria ter a sua presença aqui!!!

Tem algo a dizer? Deixe seu comentário