Você tem fome de quê?

De acordo com a filosofia indiana do Ayurveda, a “ciência da vida”, considera alimento não apenas a comida que ingerimos, mas também aquilo com que alimentamos os nossos órgãos dos sentidos. Assim sendo, trago a seguinte reflexão: O que você anda vendo, escutando, saboreando, tocando e cheirando?

Uma boa digestão favorece uma boa saúde. Como você está digerindo os acontecimentos da sua vida? É importante conseguir metabolizar aquilo que recebemos através dos nossos sentidos físicos. Metabolizar as emoções e os pensamentos também é fundamental para a saúde psicológica.

Quando não conseguimos digerir satisfatoriamente os alimentos, experiências, emoções, pensamentos e percepções podem acumular toxinas físicas e emocionais. Como você está purificando o seu corpo físico e emocional?

Por meio dos sentidos interagimos com o mundo. Nosso corpo é o nosso guia nesta realidade física. Mente e corpo estão em conexão, interligados pelo princípio da vida. Como você percebe a sua conexão mente e corpo?

Lembre-se de alimentar não apenas o seu corpo, mas também a sua alma… Alimente todos os seus sentidos… Sabores saudáveis para o seu paladar, sons harmoniosos para os seus ouvidos, toques suaves no seu tato e bonitos atos… Sinta aromas da natureza para felicitar o seu olfato. Veja a beleza em tudo e todos, para celebrar a sua visão criativa… Respire arte, nutra-se de abraços, alimente-se de músicas orgânicas, veja o céu, o sol, o som… Saboreie a vida…

Descubra os anseios do seu corpo e da sua alma… Alimente-se daquilo que te faz bem a nível físico, emocional e espiritual. Preencha-se de energia vital, de beleza, de alegria e natureza. Seja o seu próprio fruto de felicidade!

Trago aqui um singelo convite. Escolha alimentos saudáveis para os seus órgãos dos sentidos. Complete o quadro abaixo com alimentos/práticas/ações/experiências que possam nutrir o seu corpo como um todo.

 

tabela
Além disso, acrescente à sua lista o seu ALIMENTO ESPIRITUAL, alguma prática que pode te conectar com a sua essência espiritual, independente da religião, mas enquanto experiência transpessoal, que vai além do seu ego, em direção à sua alma, como por exemplo: orar, meditar, contemplar ou simplesmente apreciar a beleza do silêncio. Os sentidos nos conectam com a sensação do presente, e a alma nos envolve na presença eterna do aqui e agora.

Espero que tenha gostado da reflexão para nutrir-se como um todo…

Vou adorar saber os seus insights, percepções e que alimentos você escolheu para tornar a sua semana mais saudável e feliz.

Com amor,
Gabriele Ribas
Psicoterapeuta Transpessoal
cadernodagabi@gmail.com

2 comentários

  • O que está desgastando estomago, intestino e coração de parte da humanidade é alimentar-se unicamente de alimentos desnutrientes que falsamente saciam o corpo. O alimento (beijos, abraços, carinho,atenção,cuidado,respeito,confiança, palavras doces e AMOR) da alma esta em grande falta no coração dos homens.

    • Querida Lella, que possamos cada vez mais alimentar o nosso corpo e a nossa alma do que que verdadeiramente é nutritivo!!!

Tem algo a dizer? Deixe seu comentário