Quantas vezes comecei escrevendo com chuvas de lágrimas, mas um sol despertou meu olhar para ressignificar, transcender, integrar…

E quando surge o arco-íris do sentir, é mágico! Esse colorido brilhante pode ser  a integração do nosso sentir mais sombrio e mais luminoso, na mesma página!

Compartilho sete inspirações, em homenagem a cada cor do arco-íris, para que essas emoções dolorosas possam ser expressas de forma criativa e saudável.

Inspirações:

1 Encontre um local tranquilo e confortável para escrever. Tenha um momento de pausa, respire fundo, se observe, se escute, se acolha…

2 Você pode começar escrevendo livremente ou se inspirar em exercícios de escrita terapêutica guiados. Por exemplo, pode completar a frase: Agora eu estou me sentindo…

3 Escreva a sua verdade, permita-se sentir, sem se julgar. Esse é seu momento de autoencontro e autocuidado emocional.

4 Quais palavras, imagens, emoções, sensações, símbolos e metáforas podem representar o que você está sentindo agora? E como é essa experiência para você? Por exemplo: Estou me sentindo no olho do furacão…

5 Cada emoção é uma mensageira que nos convida a aprofundar nosso autoconhecimento. Qual é a mensagem dessa emoção para você? Qual é a necessidade ou desejo por trás dessa emoção? Reflita sobre sua vida atual.

6 Lembre-se: Nós temos emoções, mas não somos essas emoções. Elas sempre podem mudar. Isso é o que está sentindo neste momento. Respire fundo e sinta sua presença aqui e agora.

7 Seja gentil com você. Como você gostaria de se sentir? Pode finalizar seu escrito com um toque de autocompaixão, um abraço de esperança ou com alguma mensagem gentil e acolhedora para si.

Emoções doloridas, também podem ser coloridas. E sempre podemos escolher como vamos pintar e escrever nossa história!

Quer aprofundar?

Conheça o Caderno Terapêutico das Emoções

Quer aprofundar ainda mais?

Conheça o Curso de Escrita Terapêutica Integrativa

A arte de sentir

Que o frescor da esperança possa fluir através das mãos, não somente em um pote de arco-íris no fim da jornada… Mas como uma escolha consciente em cada passo, que afirma: 

Eu escolho extrair o ouro dessa experiência!

Cada pessoa pode encontrar a sua própria forma de se relacionar consigo, seu sentir e suas palavras. O importante é perceber o que funciona melhor para você.

Emoções doloridas, também podem ser coloridas. E sempre podemos escolher como vamos pintar e escrever nossa história! Espero que essas inspirações relembrem que temos recursos variados para lidar com nosso sentir, e podemos nos sentir melhor, apesar das tormentas… extrair o sublime que há em cada um de nós.

A escrita terapêutica é uma ferramenta amorosa para o autocuidado emocional, mas não substitui um acompanhamento terapêutico. Se você precisar de auxílio para lidar com emoções dolorosas, busque apoio profissional.

📝Você gostaria de um exercício terapêutico sobre qual emoção?