Compartilho com você um exercício terapêutico para o autoconhecimento e autocuidado emocional. O convite é você reservar algum momento do seu dia, pegar seu lápis ou caneta, e caderno… e começar uma jornada interior pelo seu sentir!

O Diário do Sentir tem três etapas:

Parte 1: Passado

Registre como se sentiu ao longo do dia. 

Hoje eu me senti…

Aqui você escreve as sensações, sentimentos e emoções que experimentou ao longo do seu dia. Por exemplo: Hoje eu me senti feliz, cansada, com medo, alegre, grata, amorosa, gentil…

Parte 2: Presente 

Anote como está se sentindo nesse momento. 

Agora estou me sentindo…

Nesse espaço você registra o sentir desse momento presente. Por exemplo: Agora estou me sentindo entusiasmada, com esperança, tranquila… ou… com dúvidas, com receio, ansiosa… Escreva sem julgar, apenas sentindo e transformando em palavras.

Parte 3: Futuro

Escreva como deseja se sentir. 

Eu me sinto… 

Por fim, a ideia é escrever como você deseja se sentir. Escreva no presente, trazendo essa sensação para seu aqui e agora. Você pode escrever Eu me sinto… ou se preferir Eu sou… Por exemplo: Eu me sinto serena… Eu sou serena… confiante, próspera, gentil…

Você pode adaptar as frases conforme fizer mais sentindo para você. Lembre-se de colocar a data no seu caderno, e se desejar, pode incluir imagens, adesivos, e se expressar através de desenhos ou o que mais fluir da sua autoexpressão criativa!

O diário do sentir é uma oportunidade para se observar, se conectar com você e escolher os próximos passos do seu caminho.

Para refletir: O que você pode fazer para vivenciar o que deseja sentir?

Para conhecer outros exercícios de escrita terapêutica, conheça a coleção de Cadernos Terapêuticos do Caderno da Gabi: www.cadernodagabi.com.br/livros 

E abaixo um vídeo que explico mais sobre o Diário do Sentir:

Depois me conta como foi sua experiência com essa prática!

Meu contato é: gabi@cadernodagabi.com.br

Com carinho,

Gabi Ribas