Ansiedade… medo ou pré-ocupação com o futuro….
Uma forma positiva e criativa de lidar com a ansiedade, é voltar-se para o aqui e agora. Há várias formas de fazer isso… a escrita é uma delas.
A escrita nos traz para o presente. Mesmo que você escreva sobre o futuro, sobre seus medos e angústias.
Mesmo que escreva sobre o passado…Você escreve a partir de você, da perspectiva do seu momento atual. Se escrevesse em outro momento, nasceria outro escrito.
Quando escrevemos livremente, espontaneamente, num fluxo de consciência, entramos em flow. Em flow, fluímos na entrega do momento presente. Podemos até perder a noção do tempo… Aquela doce sensação que o tempo passou voando, de tão fluido que estava. Não nos pré-ocupamos… Nos ocupamos: no aqui e agora. Você já deve ter experimentado essa sensação de bem estar, talvez escrevendo, dançando, cantando, praticando esportes, conversando, dando aula, atendendo…
Nesse sentido, meu convite de hoje, é você escrever uma lista de atividades que te fazem bem, que te trazem para o aqui e agora. O que te faz entrar em flow?
Lembre-se de colocar esses momentos diariamente na sua vida. Como uma forma de promoção de saúde e qualidade de vida, não apenas para remediar uma crise de ansiedade… mas para promover seu autoconhecimento e bem estar integral!
Uma outra dica de escrita terapêutica para lidar com a ansiedade, é começar a escrever um diário. Pode ser um diário de emoções, diário poético, diário visual ou de gratidão.
O bacana desse exercício é ter diariamente um encontro marcado com você, para escrever seu momento, e assim, se conectar com o seu presente, descarregar emoções, ressignificar situações, conectar intuições.
Para aprofundar a escrita terapêutica, não apenas para lidar com a ansiedade, mas para aprofundar seu autoconhecimento, indico o Caderno do Eu, que além dos exercícios guiados, traz vídeo aula bônus sobre os tipos de diários terapêuticos… Você pode conferir esse material aqui no site do Caderno da Gabi.
Para lidar com a ansiedade… que aliás, faz parte na nossa experiência humana… O autoconhecimento é fundamental.
Cada caso é único, e a terapia pode ser indicada em casos que a ansiedade se torna grande e pesada demais.
Como você lida com a sua ansiedade? Conta para mim nos comentários!
Com carinho, Gabi Ribas
Idealizadora do Caderno da Gabi
Autora do Caderno do Eu e Caderno do Nós
Especialista em Arteterapia e Psicologia Transpessoal.