Observe-se com gentileza

Observe… Como você está se sentindo agora? Permita-se sentir. Lembre-se: Nós temos emoções, mas não somos essas emoções. Elas sempre podem mudar. Isso é o que está sentindo neste momento. Respire fundo e sinta sua presença aqui e agora.

Cuide-se com amor

Cuidar de nossas emoções é uma prática de auto gentileza e autorrespeito que reverbera em melhores relacionamentos, mais bem-estar e realização. Escreva uma lista do que faz você se sentir bem.

O que renova as suas energias?

Escreva com o coração

Escrever pode trazer a sensação acolhedora de ser escutado. Transformar nossas emoções em palavras é uma prática de auto-observação, autoconsciência e autoconhecimento. É uma forma positiva e criativa de lidar com o que estamos sentindo.

Como você se sente quando escreve de forma terapêutica?

Escute-se

Perceba seus desejos e necessidades.

Pergunte-se: Como quero me sentir? O que eu quero de verdade?

Escrever pode ajudar a trazer clareza do que é importante para você nesse momento.

Silencie

Que tal uma singela pausa para sentir, silenciar, prestar atenção na respiração, meditar, contemplar… simplesmente SER!

Crie com a alma

A arte e a expressão criativa podem ser canais positivos para fluir nosso sentir com mais leveza e inteireza. As emoções podem ser matéria-prima da arte. O que você gostaria de criar?

Conheça-se

Cada emoção tem seu sentido e significado. Cada emoção é uma pista de autoconhecimento e um convite para nossa evolução e crescimento pessoal.

Qual a emoção que você percebe mais presente no seu dia a dia?

Quer aprofundar?

Conheça o Caderno Terapêutico das Emoções.

Esse livro traz reflexões e exercícios terapêuticos para lidar com a raiva, medo, tristeza, inveja, culpa, preguiça, apatia… E despertar a alegria, esperança, amor, entusiasmo, compaixão, perdão, coragem, gratidão… Escreva-se e conheça-se!

Com carinho, Gabi Ribas