O que é escrita terapêutica?
Escrita terapêutica é a prática da escrita como ferramenta de autoconhecimento. É quando você escreve para expressar seus sentimentos, organizar seus pensamentos, perceber suas sensações e sintonizar com a sua intuição. Pode escrever seu passado, presente ou futuro… Dores ou alegrias…
Nessa escrita, não há preocupação com certo ou errado, bonito ou feio. Você está escrevendo de você para você. Para se expressar, se compreender, se organizar, planejar, imaginar, criar, experimentar, aliviar, ressignificar e dar novos sentidos para a sua vida, seu momento, sua história.
Essa escrita é espontânea, reflexiva, e nos abre para novas ideias e possibilidades. A escrita terapêutica estimula nossa criatividade e resiliência. Para praticá-la, não precisa ser escritor, nem ter experiência com a escrita. Você simplesmente precisa estar aberto e ser capaz de se expressar através das palavras escritas.
Você pode tanto escrever livremente, quanto se inspirar em exercícios guiados. Aqui no Caderno da Gabi sempre sugiro exercícios de escrita terapêutica para você colocar em prática!
Também tem os cadernos terapêuticos temáticos, como o Caderno do Eu, o Caderno Terapêutica das Emoções e o Caderno do Nós, que orientam, guiam e direcionam essa aventura de autodescoberta através das palavras.
O objetivo da escrita terapêutica é a auto expressão, o autoconhecimento. Essa escrita livre e profunda, leve e visceral, traz alívio, conforta, renova… Nem sempre é fácil falar sobre nossos infinitos… e talvez tenham coisas que só saiam de nós por escrito… a escrita terapêutica é essa válvula de escape que nos reequilibra a amplia a nossa consciência.
Vale dizer que ela não substitui a terapia, mas a complementa bem. Inclusive, sei de muitas pessoas que decidiram buscar a terapia depois que começaram a praticar a escrita terapêutica, e outras tantas que perceberam uma avanço enorme no seu processo terapêutico quando passaram a aliar a escrita na sua jornada.
E você… já praticou a escrita terapêutica?
Com carinho,
Gabi Ribas
Idealizadora do Caderno da Gabi