Nem sempre é fácil expressar nossos sentimentos, mesmo para a pessoa que tanto amamos e compartilhamos nossa vida.

A escrita terapêutica é uma forma de se comunicar melhor consigo e com os outros. É um jeito criativo de expressar nossas ideias e afetos.

O interessante é que a escrita também pode ser aliada dos casais, para favorecer a criação e construção de um relacionamento mais profundo, verdadeiro e positivo.

Aprofundo sobre essa temática no e-book Caderno do Nós, que traz 30 exercícios de escrita terapêutica para casais.

Se você está em um relacionamento amoroso, pode se inspirar muito nessas práticas, que também podem ser adaptadas para outras relações.

Vou deixar aqui para você cinco ideias de práticas que você pode experimentar fazer com seu amor:

  1. 10 coisas que amo em você

Escreva uma lista de 10 coisas que você ama no seu cônjuge. Vocês dois escrevem essa lista, enaltecendo as qualidades e atitudes que reconhecem um no outro. Depois, tenham um momento especial para compartilhar em voz alta o que escreveram. Celebrem e apreciem suas qualidades!

2. Baú de lembranças felizes

Relembrem momentos felizes que já passaram juntos, escolham e escrevam 5 experiências em especial que passaram juntos e guardariam em um baú de lembranças felizes do casal.

3. Carta de amor

Escreva uma carta expressando seu amor e gratidão. Transforme seus sentimentos em palavras e à moda antiga, escreva uma carta afetuosa para seu parceiro ou parceira.

4. Bilhete surpresa

Escreva um bilhete carinhoso, engraçado ou sensual. Depois disso, deixe em um local que seu amor possa encontrar. Se quiser, também pode incluir um chocolate ou algum mimo gentil.

5. Diário de gratidão do casal

Tenham um caderno para ser o diário de gratidão do casal. Antes de dormir, cada um agradece algo especial sobre o relacionamento de vocês.

Escrever também é um gesto de amor!

Espero que tenha gostado dessas ideias, adapte conforme fizer sentido para você. Inclusive, essas práticas podem ser feitas também como exercícios de autoestima:

Pode escrever 10 coisas que ama em si mesmo, relembrar momentos felizes da sua vida, escrever uma carta de amor e bilhete para si e registar suas bênçãos no diário de gratidão.

E se quiser conhecer sobre o Caderno do Nós e os outros e-books da coleção de Cadernos Terapêuticos, acesse aqui no meu site: www.cadernodagabi.com.br/livros

Com carinho,

Gabi Ribas

Psicóloga, escritora. Idealizadora do Caderno da Gabi.