Exercícios criativos para lidar com dúvidas e indecisões
Como podemos lidar com dúvidas e indecisões de forma mais leve e positiva?
Por medo de errar, muitas vezes a dúvida e a indecisão podem nos paralisar. Em algum momento é precioso tomar uma decisão, consciente e pró-ativa, confiante e abençoada. Não precisa ter medo de errar… viver é aprender !
A seguir compartilho 10 dicas:
1 – Se você estiver em um momento de dúvidas e indecisões… escreva uma lista com aquilo que você confia e tem certeza… observar o que não te gera dúvida e indecisão pode trazer essa segurança para outras áreas da sua vida.
2 – Conheça-se. Quem você é? O que você quer? O autoconhecimento amplia nossa clareza e autoconfiança.
3 – Reconheça seus valores. O que você valoriza? O que realmente importa para você? Nossas escolhas recebem a influência dos nossos valores pessoais. Escreva uma lista dos seus 5 principais valores de vida atualmente.
4 – Muitas vezes pensamos em termos de isso “ou” aquilo. Observe se é possível ir além das dualidades e criar um novo caminho integrador, uma síntese criativa capaz de unir diferentes ideias e possibilidades.
5 – Respeite um tempo para amadurecer suas escolhas. Ficar um tempo no “talvez” pode ser desconfortável, mas também pode ser uma etapa saudável de ponderação e cautela.
6 – Quando estiver em dúvida entre dois caminhos… Experimente fazer um treino mental. Imagine a opção 1… perceba como se sente, observe seu corpo. Depois, imagine a opção 2… note suas sensações e sentimentos. A imaginação e as sensações físicas e emocionais podem nos dar pistas de autoconhecimento.
7 – Escolher é perder tudo aquilo que não se escolheu. E ganhar, o caminho que decidiu trilhar. Escreva uma lista de perdas e ganhos de cada trilha que visualiza.
8 – Aja. O movimento gera movimento e nos coloca para frente, mesmo se precisamos recalcular a rota mais adiante. Novos caminhos podem aparecer apenas depois de um tempo que trilhamos aquele que optamos inicialmente.
9 – O que o AMOR escolheria agora? Escute sua razão, seu ventre e seu coração. Pense, sinta e intua… Conecte-se com a sua essência, de corpo e alma.
10 – Aconselhe-se com sua própria sabedoria. Imagine que alguém tem o mesmo impasse que você. O que você diria para essa pessoa?
Com carinho,
Gabi Ribas